American Splendor – O verdadeiro sonho americano


Ele, de fato não é um super herói, como se pode constatar logo nas primeiras cenas do filme, na verdade ele está mais para um anti-herói. Harvey Pekar.


Ele passou a vida como funcinário do arquivo de um hospital, em Cleveland. E passou a constatar um fato inegável. Sua vida era uma fracasso! Seus amigos eram um fracasso e não tinha nada a ser feito.
E nesse tom muito mal humorado, Harvey Pekar segue sua vida, e acaba conhecendo Robert Crumb, um grande quadrinista Underground, é quando ele tem a idéia de transformar suas desventuras em histórias em quadrinhos. 

Nelas ele descontrói o mito do American Way Life, na frase onde ele afirma, “eu sou o sonho americano”, sim ele é o fracasso!O filme conta ainda com uma mistura muito interessante e significativa, pois mistura elementos como balões e sarjetas, muitas vezes desenhos tomam o lugar dos personagens.


Em outras, cenas inteiras do cotidiano são transpostas para os quadrinhos, mostrando como se dava o processo criativo do escritor.

Muitas vezes são usadas imagens do próprio Harvey Pekar e sua família e amigos, ao invés do Ator Paul Giamati, outras vezes nos vemos no meio do set de gravação, e a gravação do filme é encerrada mas outra câmera continua gravando a conversa de Harvey sobre o fato que acabamos de ver, enquanto Paul Giamati ao fundo apenas observa a conversa.


Fecho o texto com um trecho da Canção American Splendor

Onde está meu esplendor americano?
Em um mundo que está nublado e Cinza,
Onde a vida fica passando por mim?

Não sou nenhum herói, sou apenas um cara,
que nasceu para viver, sofrer e morrer!

Eu pensei que a vida era uma longa luta,
Parece que eu estava certo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s