Following

Esse é um filme de 1998, do até então estreante Christopher Nolan. 

É relativamente curto, mas conseguimos ver nele elementos que seriam apresentados mais tarde a nós, em Memento e Inception, é curioso inclusive o adesivo do batman na porta do quarto do personagem principal do filme.

O filme começa com um interrogatório, onde o personagem principal se explica e meio que confessa uma mania curiosa, que desencadeia todo o filme, ele segue pessoas. Ele passa a observar uma pessoa e começa a segui-la, o “modus-operandi” se talvez essa palavra se encaixe aqui, é que não existe um modus-operandi. Aleatóriamente ele escolhe alguém e passa o dia seguindo essa pessoa. Mas a coisa foge de seu controle, e ele precisa criar algumas regras, como por exemplo não seguir mulheres à noite por becos escuros, ou seguir a mesma pessoa duas vezes.

Mas ele acaba quebrando suas próprias regras, por dois dias seguidos, isso o leva a conhecer um ladrão chamado Cobb (sim o mesmo nome do “ladrão de sonhos” Inception), esse ladrão invade a casa das pessoas mas não leva nada de valor, ele apenas revira a casa, troca as coisas de lugar, e procura uma “caixa de segredos”.

Agora eles passam a invadir casas juntos. E isso leva ao enredo filme.


A semelhança com Memento fica por conta da não linearidade da história, no enanto pistas são deixadas, e não é tão dificil de entender em quantos “tempos” a história nos é apresentada.

Assim no final temos um quebra-cabeça, não tão magnífico, mas que vale para vermos como a mente de Nolan já trabalhava para o desenvolvimento das obras que o tornariam notório.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s