13 Assassins – Takashi Miike e sua genial irreverência

O filme “13 assassins” do cultuado diretor japonês Takashi Miike é um dos últimos lançamentos de sua filmografia, não é um filme muito fácil de se encontrar com uma boa qualidade, como se trata de uma história que se passa no Japão e quase todas releases do filme que você encontra na internet são com legendas em inglês embutidas no próprio, mas saciaremos seu problema (no final do post).

A história se passa no Japão feudal onde o Lorde Naritsugu Matsudaira controla boa parte da população de uma maneira sádica e megalomaníaca, ele enxerga todos como seus servos e os trata com um grande desrespeito, tudo isso porque ele não acha emoção em nada do que faz, o que o leva a desafiar a honra das pessoas com torturas psicológicas e físicas. Eis que entra na história o velho samurai Shinzaemon Shimada, que se encontra aposentado de seus dias áureos, é contado para ele a história de uma família onde o Lorde assassinou um homem, escravizou sua mulher e cortou os braços, pernas e a língua da filha do casal, apenas uma das várias injustiças cometidas pelo Lorde Naritsugu.

É quando o velho samurai resolve montar uma pequena equipe de guerreiros para por um fim no terrível domínio do Lorde, nessa busca ele encontra os “13 assassinos” e partem para uma emboscada contra o grande exército do Lorde.

Para quem é familiarizado com a filmografia do diretor Takashi Miike, é fácil perceber que a história foge um pouco de algumas premissas já feitas pelo diretor, mas é interessante ver como ele retrata o período histórico do Japão, com samurais, pessoas honradas e os ideais da época, e o mais interessante, como ele consegue manter seu estilo sádico e sanguinário em prol do roteiro. A premissa vai fazer muitas pessoas lembrarem do clássico “Os sete samurais” do também japonês e genial diretor, Akira Kurosawa.

É fácil entender porque diretores tão famosos quanto Quentin Tarantino apreciam o trabalho de Miike. É sem dúvida um cinema de muita violência visceral e estética visual diferente do que estamos acostumados a ver em filmes mais blockbusters, se você aprecia o trabalho destes novos diretores como um todo, é imprescindível conhecer também suas influências.

O cinema oriental contemporâneo tem presenteado o mundo com grandes obras e grandes diretores, e acredito que não seja injusta a constatação de que nós, ocidentais, ainda temos muito que aprender com o oriente, principalmente na área do entretenimento cultural.

Assista o trailer do filme em alta resolução
Link do filme para o IMdB

Anúncios

11 pensamentos sobre “13 Assassins – Takashi Miike e sua genial irreverência

  1. Muito bom o filme!! Digno de ser recomendado.
    E eu assisti ele com legenda português letras pequenas brancas, sobre legenda inglês letras grandes … foi muito tenso! =)
    E uma das coisas que eu acho fadásticas dos Samurais, é o quão sério levam a honra … falta isso hoje em dia.

    agora a parte do filme no qual a mulher é … puts, muita raiva!

    Curtir

  2. Amigo, estou com esse filme em DVD-Rip e maluco para ter tempo de o assistir, mas por tudo que li nesse post, deve ser realmente um filmaço. Esse diretor merecia maior reconhecimento, não para de dirigir filmes todos os anos e seu estilo é inconfundível. Valeu!!! ^^v

    Curtir

  3. Sem podcast do game of thrones?? Bom.. pra não passar em branco, dia 11/06 foi o aniversário de Peter Dinklage, o fantástico anão de língua afiada!

    Curtir

  4. Opa, vou anotar essa dica pra poder dar uma olhada. Eu vi recentemente warrior ways. O conceito é outro mas achei bacana pq o ator principal quase não fala. Os dialogos sao na verdade quase nulos ate certo ponto. Enfim, adoro filmes de samurai e essa dica vinda daqui é um achado, com certeza
    Parabens.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s