Boa noite e boa sorte

A década de 50 nos EUA foi marcada pelo macartismo (palavra criada á partir do nome do senador na época, Joseph McCarthy), o filme Boa noite e boa sorte faz um retrato digno da época onde os jornalistas ainda desafiavam o poder e eram indivíduos que lutavam para combater certas injustiças aplicadas pelo governo.

Dirigido por George Clooney, o filme conta com uma ambientação praticamente perfeita, desde as propagandas de cigarros na televisão, os aparelhos usados na época, figurinos, falas, costumes e todo o glamour existente dos anos 50. O filme, todo em preto-e-branco, contribui para a visão e causa no espectador a impressão clássica dos filmes da época.

O personagem principal, Edward “Ed” Roscoe Murrow, interpretado pelo excelente ator David Strathairn, foi um dos maiores jornalistas de sua época (trabalhava para o canal CBS) e é lembrado até hoje por ter exercido de maneira magnífica o trabalho de jornalista. Durante o macartismo ele nunca se deixou intimidar pelas acusações de ser comunista e sempre desafiou o senador McCarthy com muita elegância. Ele acreditou em um jornalismo de serviço público e justiça para o povo, sempre foi atrás da verdade, o que iniciou uma guerra particular na mídia entre ele e o senador.

O telejornalismo é um assunto importante para analisar durante o filme, Ed Murrow exercia controle sobre as câmeras, nunca se deixou intimidar por elas, mesmo ao trazer assuntos polêmicos da época como a perseguição aos comunistas e falsas acusações de comunismo. Se compararmos os ideais de Ed sobre o telejornal da época com os telejornais que vemos hoje em dia, é triste ver o que temos pela frente, ele sempre lutou contra a decadência, alienação e falta de cobertura da realidade.

A TV que conhecemos hoje em dia é usada em grande parte para divertir e alienar o público, público este, que passa horas acompanhando BBB, novelas e outras séries que não apresentam nenhum olhar crítico sobre a nossa atual sociedade. Em certo momento do filme, Ed Murrow diz: “a televisão está em perigo, e logo veremos que a luta foi em vão, esse veículo pode ensinar, pode esclarecer e até inspirar. Mas só pode fazer isso se as pessoas o usarem com esse objetivo. Senão será apenas um monte de cabos e luzes dentro de uma caixa. Boa noite, e boa sorte”. Gostaria de acreditar que até Ed poderia estar errado, mas se analisarmos um pouco o nosso atual telejornalismo, podemos ver com clareza que, infelizmente, ele estava certo.

>>> Veja também

Anúncios

5 pensamentos sobre “Boa noite e boa sorte

  1. Olá, Matheus, o filme realmente parece ser interessante e de dar o que pensar, eu ainda não assisti, mas imagino que se você indica vale a pena.
    Como leitor chato, só gostaria de fazer uma observação, concordo com você que a televisão e o telejornalismo em particular tem uma função muito relevante, mas esse não é o interesse das empresas controladoras dessa ferramenta nem de muitos governos, incluindo os EUA, ao contrário da visão que você descrever que o ED tem, ele é o elemento rebelde lutando contra o “sistema”, estes dias vi o documentário “Muito Além do Cidadão Kane” indicado aqui mesmo no Cinemasmorra que ilustra essa minha observação, o documentário fala da Globo, mas se aplica a todas as outras emissoras e a mídia impressa também.
    Espero poder assistir essa sua indicação, já irei com uma expectativa positiva sobre o filme.
    Valeu.

    Curtir

    • Pois é Ivan, concordo que, infelizmente, o meio do Telejornalismo não é usado da melhor maneira, e concordo mais ainda sobre o fato de ser um meio de conseguir mais dinheiro para as grandes empresas e governos, graças à algumas ideologias políticas distorcidas por trás da “telinha”. Pena não existirem mais Ed Burrows para fazerem o contrário.

      Curtir

  2. Bem, eu assisti esse filmaço no cinema e comprei o DVD original. Excelente direção e incríveis interpretações nessa obra em preto e branco, o que a faz ter um charme a mais realmente.
    Quem controla as informações são as empresas que tem seu departamento jornalístico que segue algum interesse da mesma em ganhar algo em troca do tipo de informações que elas vinculam e da forma que essa informação pode ser usada em algum objetivo nefasto. Parabéns pela indicação. ^^v

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s