Le concert (O concerto)

 

Produção franco-russa, de 2010. Direção de Radu Mihăileanu, roteiro dele, Alan-Michel Blanc e Matthew Robbins. Com Mélanie Laurent, François Berléand, Miou-Miou, Alexei Guskov, Dimitri Nazarov.

O filme conta a estória de Andreï Simonovich Filipov, conhecido como “O Maestro”, regente da célebre Orquestra Bolshoi que, durante o governo Brejnev, é coagido a renegar os seus músicos judeus e, negando-se a fazê-lo, vê-se condenado a um destino menor como faxineiro na própria sala de concertos do Bolshoi.

Muitos anos mais tarde, surge uma oportunidade de juntar os antigos músicos, reviver e finalizar a execução de um concerto interrompido há mais de três décadas. Acompanha-se, no filme, a jornada de Filipov (Alexei Guskov) e seu amigo Sasha Grosman (Dimitri Nazarov).

Tomada a decisão de levar a cabo a aventura romanesca a que se propõem, tentam reencontrar os antigos componentes da orquestra regida por Filipov. Ao encontrá-los, têm de convencê-los a tocar determinado concerto de Tschaikovski. E não apenas isso, precisam conseguir recursos para levá-los a Paris.

Ultrapassados todos os obstáculos, chega-se à cena-título. O concerto.

O concerto é um capítulo à parte. Aliás, o concerto é mais um personagem do filme.

É o que move a trama na maior parte da estória. Mesmo sendo ouvido apenas na sequência final, é tão presente durante todo o filme que tudo que o espectador quer é conseguir ouvi-lo integralmente. E quase consegue. Originalmente, dura cerca de 35min., porém o diretor conseguiu encaixá-lo no filme sem mutilar demais a obra.

O resultado supera qualquer expectativa. A mixagem ficou excepcional. Mesmo “cortando” praticamente todo o segundo movimento do concerto, o produto final guardou toda a força e a potência da melodia. Bastante corajosa a opção do diretor de deixar a música tocando ininterruptamente durante os quase 13 minutos da cena do concerto.

Conseguiu manter a atenção do público alternando a execução da orquestra com cenas do passado e do futuro dos músicos, além de uma narração em off esclarecendo alguns “mistérios” da estória.

E o final é tão arrebatador que o impulso do espectador, ao seu término, é levantar do sofá e aplaudir junto com a plateia do teatro.

IMDB
Site oficial

Trailer Dublado

Texto de Cristine Tellier – Conheça seu blog aqui!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Le concert (O concerto)

  1. olá Cristine, e povo do Cine Masmorra, eu tive a oportunidade de ver esse filme ja ha um ano e meio atras, e pra mim foi uma grata surpresa, até escrevi a critica dele, e sinceramente me surpreendeu com uma otima mistura de comédia e drama, sem contar a lindissima trilha sonora
    otima recomendação dessa produção de 2009, parabens..

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s