Almanaque da Música Pop no Cinema por Rodrigo Rodrigues

em

 

Veja o Filme. Ouça o Disco

Rodrigo Rodrigues, além de apresentador do programa Vitrine na TV Cultura é, também, um apaixonado por cinema, guitarrista e colecionador de trilhas sonoras de filmes.

Em 2008, juntamente com seis amigos músicos, ele criou o grupo The Soundtrackers – Os Tocadores de Trilhas, uma banda temática, especializada em canções que foram temas de sucessos do cinema e que também tocaram bastante nas rádios ao redor do planeta; sempre com uma levada rock´n roll.

A montagem do repertório dos shows do Soundtrackers envolveu bastante pesquisa sobre filmes e o processo de criação, produção, gravação e escolha dos compositores, cantores ou bandas que executam as trilhas musicais.
Todo este trabalho deu bons frutos, a banda vem fazendo sucesso no circuito alternativo paulistano e a agenda de shows da trupe anda bem lotada; quem quiser conferir é só clicar nos links para o site oficial e vídeos no youtube.

Os dados reunidos por Rodrigo cobrem desde o surgimento dos primeiros filmes sonoros até a logística de mercado usada pelos estúdios e gravadoras, que já produzem as músicas temas de prováveis blockbusters com nomes consagrados da música pop, criando um produto que, além de servir ao filme, pode ser explorado pelo mercado fonográfico.

Ultimamente, para tristeza dos colecionadores de música de cinema, parece que o medo de investir em tempos de crise tem feito a criação de trilhas originais diminuir e levado os produtores a usar sucessos antigos em seus filmes. Produções recentes como Mamma Mia e Kickass – Quebrando Tudo são dois bons exemplos dessa tendência.

É claro que toda essa informação garimpada por Rodrigo sobre a relação bem estreita do cinema de Hollywood com os grandes nomes da música popular norte americana, praticamente pedia para ser reunida em um livro ilustrado com foco nas produções que foram e são sucesso nos cinemas e no mercado de home video no Brasil.
A editora Leya lança este mês o Almanaque da Música Pop no Cinema – Histórias e Curiosidades das Trilhas que Marcaram Gerações.

Na obra, uma seleção de filmes é organizada por ordem cronológica, de 1956 até 2010, dos longas que eram veículos para o Rei do Rock, Elvis Presley à cinebiografia de Joan Jett e sua banda The Runaways, passando pelos tradicionais temas da série 007 e pela medonha My Heart Will Go On do gigantesco sucesso Titanic.

Ficamos sabendo curiosidades dos bastidores das produções e, claro, muito sobre os compositores e artistas que participam das trilhas. Todos os capítulos são ilustrados com fotos e possuem uma listagem com todas as faixas das trilhas de cada filme.
Tenho um senão a fazer, muita coisa ficou de fora, onde estão O Mágico de Oz, Apocalipse Now e Watchmen, por exemplo?

O tema certamente merece um segundo volume, além disso, fico torcendo pelo lançamento de uma obra semelhante dedicada às trilhas incidentais, os scores, tão fundamentais para a narrativa cinematográfica, afinal, podem acreditar, Cristian Bale fantasiado de morcego nunca teria dado tão certo sem a poderosa música de Hans Zimmer tocando ao fundo.

Título: Almanaque da Música Pop no Cinema.
Autor: Rodrigo Rodrigues.
Editora: Leya/ Lua de Papel
Páginas: 216, ilustrado.

 

 

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Barão disse:

    Putz… mais um livro que eu PRECISO comprar… valeu pela indicação Marcos!

  2. Marcelo Medeiros disse:

    BOM, QUERO MUITO SABER QUAL O NOME DO CARA DE ÓCULOS ESCUROS, MORENO QUE É O 3° DA ESQUERDA PARA A DIREITA.
    POR FAVOR RESPONDAM.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s