Masmorra Cast #57 – Silêncio (de Scorsese e de Shinoda)

banner-silencio

Nesse episódio Angelica Hellish, Marcos Noriega e Daniel Marcos Martins do Debates em História e Euterpe Despedaçada falam sobre as diferenças e semelhanças de abordagem e estilo entre os filmes Chinmoku, de 1971, dirigido por Masahiro Shinoda e Silence
de 2016, dirigido por Martin Scorcese, ambos são adaptações para o cinema do já clássico livro  Silêncio, do escritor japonês, convertido ao catolicismo, Shusaku Endô, publicado em 1966 e que narra a trajetória de dois padres jesuítas do século XVII que entram clandestinamente no Japão no período em que a prática do cristinianismo havia sido proibida pelas autoridades daquele país.

Mencionado : Os Olhos da Ásia -1996 diretor: João Mário Grilo

Minissérie : Shogun (1980)  Richard Chamberlain, Toshirô Mifune, Yôko Shimada

PARA FAZER DOWNLOAD, CLIQUE AQUI E SELECIONE COM O BOTÃO DIREITO DO MOUSE – SALVAR LINK COMO
NOVO FEED: http://www.podcastgarden.com/podcast/podcast-rss.php?id=7567 Assine  e conheça todos os nossos podcasts

FEED DO BLOGhttps://masmorracine.wordpress.com/feed/ (Cole esse link no seu app)

Masmorra no Twitter e no Facebook 
COLABORE COM O MASMORRA NO PADRIM

Anúncios

4 pensamentos sobre “Masmorra Cast #57 – Silêncio (de Scorsese e de Shinoda)

  1. Achei o filme lindo. Fotografia, edição e som. Tenho tanta dificuldade, porém com essa coisa de fé, cultura, religião, comércio… A parte da subjetividade dos padres, rodrigues, ferreira, suas convicções abaladas, seus temores e tals, acho bacana a delicadeza que foi abordada. Não sei se foi real, mas quando o Ferreira fala da tradução, que os japoneses nem conseguiam dimensionar de fato o que eles estavam propondo com a nova fé, e eles acabam morrendo por conta de uma ideia de que nem entendiam plenamente. As vezes pelo orgulho dos padres…Bom, amei as informações que trouxeram, eu desconhecia. Tenho muita dificuldade de “romantizar” a história do cristianismo varrendo, invadindo culturas alheias. Tenho uma puta dificuldade com o “sofrimento cristão”, visto a parte histórica do quanto a Igreja ocidental perseguidora e assassina e manipuladora, economica e politicamente. Então, as vezes, o sofrimento de um ou outro “crente”, por acreditar mesmo na fé, me dá uma certa compaixão. Contudo, quando lembro da proposta dominadora da Igreja, fico todo arredio em ver uma igreja vendendo-se como sofredora…. Quanto ao livro e a outra versão fiquei mega curioso. Vocês trouxeram muita informação e possibilidades de explorar essa obra. Amei os comentários de vcs. Pretendo ouvir de outros filmes…

    Curtir

  2. Bom dia etc Angelica sempre q posso ouço seu podcast e acho vc e seus participantes muito interessantes e pertinentes eu seus comentários gostaria de poder participar com o padrin mas no momento não posso…
    Deixando isso de lado por hora, gostaria de saber onde esta o download do filme de 1971 pois fui no face do masmorra e ñ o localizei …
    Desde jah parabéns pelo seu trab q alem de inteligente tem comentários super afiados com ironia e humor.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s