Calabouço da Liv #10 – Vida real com plot twist?

Searching-For-Sugar-Man-Cover_1920.jpg

[NÃO CONTÉM SPOILERS]

Eu amo documentários, porque eu amo o fato da realidade ser tão absurda e fantástica a ponte de parecer uma ficção. E nas ficções, uma das coisas que mais agradam o público é o plot twist. Para quem não sabe, o plot twist é aquela reviravolta que muda o entendimento do filme no geral ou simplesmente gera uma surpresa importante. E quem disse que só ficção tem isso? Hoje eu vou falar aqui de dois documentários excelentes, que me deixaram realmente vidrada, e que têm reviravoltas bem interessantes. Não se preocupem, não falarei as reviravoltas e não darei spoilers, pois quero que vocês os confiram!

O Impostor (The Imposter, 2012)

theimposter

No Texas, um garoto (loirinho e de olho claro, guarda essa informação) desaparece sem deixar pistas. Três anos depois a família recebe um telefonema da Espanha dizendo que o menino está lá. Apesar de estranho a irmã mais do menino decide ir ao país para verificar se é o mesmo. E como ele era um pré-adolescente quando sumiu e agora teria 16 anos, a polícia faz alguns testes, mostra algumas fotos e o questiona sobre a família para ter certeza de que era ele. Porém, a irmã não precisa de muito para acreditar ser realmente o menino, ela se convence logo, emocionada por reencontrar o irmão. Acontece que, (e isso não é spoiler, é a premissa do documentário) o suposto garoto reaparecido é na verdade um homem argelino, de cabelos e olhos escuros, um forte sotaque e muito mais velho do que o menino desaparecido. O documentário segue todo o encontro e como foi a nova vida do “garoto” com a família, que ficou mais do que feliz em tê-lo de volta. Eles utilizam os depoimentos dos parentes do menino e do próprio impostor. Aliás, impostor esse que já havia feito isso antes algumas vezes, fato que contribui para ele ter conseguido achar o caso do garoto tão facilmente no site da polícia. Só que as surpresas do documentário não param por aí. Eu não vou dar mais detalhes, porque realmente vale muito a pena você conferir, mas acredite: as coisas nunca estão tão complicadas que não possam complicar ainda mais.

Procurando Sugar Man (Searching for Sugar Man, 2012)

SearchingForSugarMan_5145200-searching_for_sugar_man_2012._V395310752_RI_SX940_

Documentário vencedor do Oscar de 2013, e com muita razão. É impossível não se emocionar com a história de Rodriguez. Lá nos anos 70, ele começou uma carreira musical de folk & blues que teve apenas dois grandes hits nos EUA, apesar da qualidade de sua música ser maravilhosa. Ele some logo dos holofotes, ninguém mais ouve falar dele, os produtores perdem contato com ele, seu paradeiro era totalmente desconhecido. Só que o que ninguém nos EUA sabia é que seu disco acabou indo parar na África do Sul e se tornou um dos maiores sucessos de todos os tempos. Lá, Rodriguez era um ícone tão grande quanto Michael Jackson. Sua música foi considerada revolucionária e inspirou muitas pessoas a lutarem contra o apartheid. Só que os sul-africanos também não faziam ideia do que tinha acontecido com ele. O boato maior era de que ele tinha se suicidado. Dispostos a saberem a verdade sobre seu ídolo, alguns fãs decidem sair à sua procura. Não quero dizer o que eles encontram, mas pode preparar seu coração. Falando nisso, as músicas de Rodriguez estão disponíveis no Spotify e no Youtube, façam um favor a si mesmos e as escutem, porque elas são incríveis!

Quais outros documentários com reviravoltas vocês gostam? Estou doida para mais sugestões! 🙂

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s