Masmorra Cast #44 Trilogia Qatsi – Baraka e Samsara

banner44

Voltando com a série sobre trilogias, Angélica Hellish e Marcos Noriega convidaram Sérgio Vieira do blog Impressões Digitais e Douglas Fricke, o Exumador do Podtrash para conversar sobre a trilogia de filmes não verbais, a Trilogia Qatsi dirigida por Godfrey Reggio“Koyaanisqatsi” Vida fora de Equilíbrio de 1983, “Powaqqatsi”  Vida em Transformação de 1988, “Naqoyqatsi” Vida É Guerra de 2002 e estendemos o papo aos filmes de Ron Fricke:  “Baraka” (antiga palavra com significados em várias línguas, pode ser traduzida como benção, sopro ou essência da vida, de onde se desencadeia o processo da evolução do mundo) de 1992 e “Samsara”  (sânscrito-devanagari: संसार: , perambulação, pode ser descrito como o fluxo incessante de renascimentos através dos mundos) de 2011.

Embarque conosco nessa viagem e conheça mais sobre esses filmes que abordam questões importantes dentro da evolução (ou a involução) e o processo de desumanização dos seres humanos.

Muitos contrapontos interessantes. Uma poesia visual, uma crítica mordaz ao mundo em que vivemos.

A arte do banner: Barão do blog Red Baron Blues Blog

Durante a edição você escutará: Philip Glass, Deep Forest, OST dos filmes, OST de Animatrix, Omar Faruk Tekbilek, Era,  Win Mertens e a coletânea Solaris

Youtube:

Citados durante o podcast:

“O Homem Com A Câmera”  de 1929 dirigido por Dziga Vertov (aqui completo no Youtube)

Spirit of Baraka – site que agrega  diversas obras cinematográfica não verbais

Assista aqui Koyaanisqatsi  em duas partes online

Assista aqui Powaqqatsi  em 5 partes

Assista aqui Nakoyqatsi completo online

Bodysong – 2003 – Direção Simon Pummell (aqui online completo)

Samsara – 2011 – Direção Ron Fricke (aqui online completo)

Vale a pena assistir também:

Do diretor Marcelo Masagão: “Nós que aqui estamos, por vós esperamos” de 2000 e ” 1,99 Um supermercado que vende palavras”  de 2003

PARA FAZER DOWNLOAD, CLIQUE AQUI E SELECIONE SALVAR LINK COMO

Masmorra no Twitter e no Facebook 

16 pensamentos sobre “Masmorra Cast #44 Trilogia Qatsi – Baraka e Samsara

  1. Ainda não conheço este diretor mas me interessei bastante e já estou providenciando os filmes pelos meios necessários (se é que me entendem). Vou ter até que violar a minha regra de não ouvir o podcast antes de ver o filme. Bom, deixo aqui uma entrevista que encontrei: http://www.youtube.com/watch?v=jMwaEftWY3M
    Quando terminar de assistir volto pra dizer oque achei. 😉

    Curtir

  2. Caríssimos, essa série de documentários é simplesmente essencial!

    Obrigado mais uma vez pela oportunidade de ter participado desse programa fundamental! Um abraço pra Angelica, pro Marcos e pro Sérgio!

    Seguindo o conselho do Marcos Noriega, já tratei de passer pros meus alunos o “Baraka”, inesquecível!

    Todos esses projetos são críticas muito pertinentes aos valores dados como eternos,imutáveis e infalíveis da organização social! Diálogos são desnecessários quando somos lançados de cabeça nessas propostas interessantes de redescoberta da vida humana na Terra. As imagens tão impressionantes,embaladas por trilha perfeita, se traduzem claramente no que a Angélica bem disse: é poesia audiovisual em sua forma mais sublime!!

    Curtir

  3. Pingback: Podtrash 150 – o Lado B da entrevista com José Mojica Marins

  4. Gente, excelente o nível desse episódio.
    Fiquei super envergonhado de NUNCA ter assistido a qualquer um dos 3 filmes abordados, mas para isso que também servem os podcasts: boas indicações dadas por pessoas de alto nível, nos dão total credibilidade.
    Já estou “tomando providências” para assisti-los.

    Uma observação muito pertinente: PARABÉNS AO SÉRGIO VIEIRA QUE CONSEGUIU A ESPETACULAR FAÇANHA DE FALAR MAIS DO QUE O DOUGLAS EM UM PODCAST!!!! Isso vai para os anais podosféricos!

    Abraço do véio!

    Curtir

  5. Vou conferir o podcast…
    No entanto estava assistindo ao simpsons e vi uma referência à trilogia lá!

    No episódio “As Verdadeiras Donas de Casa de Tony”, aos 12:30 Bart e Lisa, o Otto (motorista de ônibus) aparece com um dos dvds na mão, e está tão chapado que sente diante de uma paisagem e pensa estar assistindo ao documentário!

    Abraço à todos!

    Curtir

  6. Ouço esse pod desde os tempos do Masmorra Erótica, inclusive acompanhei aqui toda a saga do Walking Dead e Guerra dos Tronos. Nunca comentei nada (sou tímido), mas agora devo abrir uma excessão. Vocês foram brilhantes na escolha e abordagem desse tema. Adoro esses filmes, assisti todos eles, com excessão de Samsara e foi um prazer voltar no tempo e me lembrar do impacto que essas obras tiveram em mim. Parabéns à todos e sucesso cada vez maior!

    Curtir

  7. Ouvi o cast, vou atrás dos filmes com certeza e irei deixar minha opinião aqui, mas por enquanto, sei que isso é chato, mas adoraria saber o nome da trilha que passa mais ou menos aos 28min09seg, dando inicio ao segundo bloco do cast. Obrigado

    Curtir

  8. Pingback: Masmorra à Trois #07 A Tetralogia do Poder | Masmorra Cine

Deixe um comentário